POLITÍCA NACIONAL
Eleições: confira as datas do primeiro e eventual segundo turno
POLITÍCA NACIONAL


O primeiro turno das eleições este ano está marcado para o dia 2 de outubro. Antes de o eleitor finalizar o voto na urna, porém, estão previstos diversos eventos importantes do processo eleitoral desde a definição de candidatos, o registro das candidatura e início oficial da campanha e da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
Os eleitores também devem ficar de olho nos prazos para solicitar voto em trânsito e justificar em caso de não poder votar.
Confira as principais datas do calendário eleitoral:
18 de julho a 18 de agosto – prazo para solicitar o voto em trânsito (direito de votar em cidade diferente daquela do título) e transferência para seção com acessibilidade.
20 de julho a 5 agosto – prazo para as convocações partidárias escolherem candidatas e candidatos.
15 de agosto – prazo final para o registro de candidaturas.
16 de agosto – início da propaganda eleitoral, inclusive na internet.
26 de agosto a 29 de setembro – propaganda eleitoral na TV e no Rádio.
17 de setembro – candidatas e candidatos não podem ser presos, exceto em flagrante delito.
27 de setembro – eleitoras e eleitores não podem ser presos, exceto em flagrante de delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável.
2 de outubro – primeiro turno
3 a 29 de outubro – volta a ser permitida propaganda eleitoral.
7 a 28 de outubro – início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
30 de outubro – segundo turno
3 de novembro – Último dia para todas as candidatas e candidatos e todos os partidos políticos encaminharem à Justiça Eleitoral as prestações de contas referentes ao primeiro turno
1º de dezembro – Último dia para a eleitora ou o eleitor que deixou de votar no primeiro turno das eleições apresentar justificativa fundamentada ao juízo eleitoral.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política

POLITÍCA NACIONAL
André Janones diz que Bolsonaro não estará na posse de Moraes


Na última segunda-feira (15), o candidato a deputado federal André Janones (Avante) acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de querer associar o Supremo Tribunal Federal ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar declarou que o chefe do executivo federal não participará da posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para aumentar a narrativa contra o Judiciário.
“Fonte segura: apesar de ter confirmado presença, Bolsonaro não planeja ir à posse de Alexandre de Moraes no TSE amanhã. O objetivo é explorar a presença de Lula na cerimônia, para reforçar nas redes a narrativa de conluio com o STF. Bora (sic) denunciar para ferrar com o plano do safado”, escreveu.
Porém, nesta terça (16), o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que o presidente da República participará da cerimônia, sentando ao lado de Alexandre de Moraes durante a posse. Será a primeira vez que o mandatário e o petista estarão no mesmo espaço desde que confirmaram suas candidaturas.
Lula foi convidado para o evento como ex-presidente e aceitou o convite na tarde de ontem. Já Bolsonaro recebeu Alexandre de Moraes no Palácio do Planalto e foi convidado para estar na cerimônia. Apesar do suspense, sua equipe garantiu que ele estará na Corte.
Os ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) também confirmaram presença. Os dois ex-companheiros políticos estarão um ao lado do outro, já que os assentos dos antigos chefes do executivo federal são colocados por ordem de mandato.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recusou o convite por questões de saúde. Porém, ele afirmou que enviaria uma carta ao ministro Alexandre de Moraes.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Apiacás anuncia classificação de seletivo para credenciamento de fisioterapeuta
-
POLITÍCA NACIONAL6 dias atrás
Ciro propõe programa de renda de R$ 1 mil para famílias carentes
-
PICANTES6 dias atrás
Munik Nunes abre jogo de como é vida financeira com noivo: “não vejo problema!”
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Violência doméstica: guia prático é lançado em colóquio da Rede de Enfrentamento
-
SAÚDE6 dias atrás
Agosto Branco chama atenção para o câncer de pulmão
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Centro Especializado do Fórum de Cuiabá encaminha vítimas de crimes à rede de apoio
-
PICANTES6 dias atrás
Geisy Arruda faz sucesso com maiô fio em praia na Europa: “do jeito que eu gosto!”
-
TECNOLOGIA6 dias atrás
YouTube proíbe vídeos que neguem ou banalizem facada em Bolsonaro