capital com maior percentual de obesos
Cuiabá é 2ª capital com maior percentual de obesos
CIDADES

Durante o ano de 2020, com o início da pandemia da covid-19 e a necessidade de isolamento social, houve aumento no consumo de bebidas alcoólicas e sedentarismo dos brasileiros. Nesse panorama, Cuiabá é a segunda capital com maior percentual de pessoas obesas no país.
Os resultados foram publicados na pesquisa Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel, realizada pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Conforme o estudo, a obesidade tem se tornado cada vez mais prevalente nas capitais, atingindo 21,5% dos adultos em 2020. Em Cuiabá, 24% dos adultos se tornaram obesos, atrás apenas de Manaus, com 24,9%. Até 2011, nenhuma capital havia ultrapassado 20%.
Em 2019, a obesidade atingia 20,3% dos adultos nas capitais do País, mas, em 2020, a doença passou a afetar 21,5% deste grupo, com maior prevalência nos Estados do Sul, Sudeste e Nordeste. Mais trabalho, estresse e isolamento colaboraram para a situação, levando a população a beber mais e fazer menos exercícios físicos.
Além disso, a insegurança alimentar também cresceu na pandemia. “Segundo o inquérito populacional sobre a Insegurança Alimentar do VigiSAN, o ano de 2020 se destaca negativamente pelo alto índice de insegurança alimentar: mais da metade dos domicílios tinha insegurança alimentar (55,2%) e 9% conviveram com a fome, situação que se agrava na área rural (12% dos domicílios com fome) e entre desempregados (22,1%)”, diz trecho da pesquisa.
O ano marca a primeira vez que foi feito o levantamento Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) pelo Ministério da Saúde, de onde os dados do IEPS foram extraídos. Foram entrevistadas 27.077 pessoas nesta edição do estudo.

CIDADES
AMM completa 39 anos de fundação e comemora conquistas para os municípios

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM comemora nesta quarta-feira, 4 de maio, 39 anos de fundação. Ao longo dos anos a instituição fortaleceu a sua atuação municipalista e celebra quase quatro décadas de lutas, conquistas e vitórias em defesa dos municípios. Considerada uma referência na luta pelo fortalecimento do municipalismo e pela autonomia dos entes municipais, a AMM se fortaleceu e se consolidou por sua representatividade e pela trajetória de lutas e vitórias.
A instituição atua na defesa dos municípios, liderando e participando de mobilizações para garantir avanços, e também na prestação de serviços técnicos às prefeituras, com publicações no Jornal Oficial, elaboração de projetos, assessoria jurídica, técnica, capacitação, comunicação, serviços de apoio, entre outras atividades.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressalta que o principal papel da instituição é buscar mais recursos para os entes municipais, defender os municípios em todas as esferas de governo, perante os poderes constituídos, visando garantir mais autonomia e representatividade aos entes locais. “Nesses 39 anos a AMM tem defendido os municípios e, principalmente, o interesse dos cidadãos, que são diretamente contemplados com o trabalho desenvolvido pelos prefeitos”, frisou, destacando que boa parte das obras que são executadas nas cidades de Mato Grosso são resultado de projetos elaborados pela AMM.
Fraga destacou também outros serviços prestados pela Associação e o fortalecimento de parcerias institucionais. “São muitos serviços que nós prestamos para diminuir os custos, as despesas das prefeituras e consequentemente contribuir com os cidadãos. Além disso, a AMM representa os prefeitos perante os poderes e trabalha para fortalecer a parceria com a Assembleia Legislativa, com o Tribunal de Contas, com o Ministério Público, com o Governo do Estado, com o TCU, com as bancadas estadual e federal, com o Congresso Nacional e outros órgãos e instituições”, assinalou.
-
POLITÍCA NACIONAL2 dias atrás
Presidente participa de Marcha para Jesus em Curitiba
-
POLITÍCA NACIONAL2 dias atrás
Presidente descarta taxar compra por meio de aplicativos estrangeiros
-
Mulher6 dias atrás
Calcinhas absorventes para pessoas com deficiência chegam ao mercado
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Sindicato rural de Juscimeira amplia atuação com flexibilização sanitária
-
ECONOMIA6 dias atrás
Brasília sedia Semana do Governo Aberto
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
Senar/SC oferece mais de 380 cursos gratuitos para o meio rural em junho
-
AGRONEGÓCIO6 dias atrás
CNA entrega propostas para o Plano Safra 2022/2023 ao Mapa e à FPA
-
ESPORTES3 dias atrás
Flamengo se reapresenta e inicia preparação para o duelo contra o Goiás, pelo Brasileirão